ESSA SORVETERIA DA RIBEIRA TEM HISTÓRIA

 

A Sorveteria da Ribeira é mais uma dessas invenções criativas e inusitadas que você só encontra em Salvador. Era 1931, quando um comerciante italiano abriu uma pizzaria no bairro da Ribeira em Salvador e seguindo o costume dos restaurantes sua terra natal, presenteava os clientes com sorvetes fabricados na própria casa, exatamente como na cultura de seu país. A diferença é que Mario Tosto contando com os ingredientes que eram vendidos nas feiras, criou sorvetes originais feitos à moda italiana, porém com sabor de frutas tropicais. Para surpresa de Tosto essa fórmula artesanal se tornou um diferencial e a pizzaria virou Sorveteria da Ribeira.

Ao longo dos anos, a Sorveteria da Ribeira ganha fama, passa a atrair mais turistas para a península itapagipana e termina virando uma forte lembrança do sabor de Salvador. É impossível visitar a capital baiana e não provar o sorvete da Ribeira. Essa tradição se mantém forte até os anos 60 quando José Lourenzo, um espanhol que trabalhava na sorveteria, toma gosto pela gerência da casa e adquire a empresa assumindo seu comando para felicidade de todos nós.

Mas é em 2008 quando um morador da Ribeira , Francisco Carlos Lemos, conhecido no bairro como “Fafa” realiza um sonho de infância e compra a Sorveteria da Ribeira. Seu objetivo de tornar a casa um verdadeiro símbolo da tradição e da cultura soteropolitana começa pela ampliação e reforma do estabelecimento. Tudo, claro, com o cuidado de não modificar a tradicional fórmula do sorvete artesanal mais amado da Bahia. A Sorveteria da Ribeira hoje é sucesso, parte do roteiro turístico de Salvador e sua marca é Top of Mind.

Quem vem a Salvador e conhece a Sorveteria da Ribeira encontra um cardápio com mais de 60 sabores, a maioria de frutas mas também outros tradicionais e criações dos mestres sorveteiros que se orgulham dessa tradição.

E aí, já pediu o seu sorvete hoje?

Assista depoimentos e um pouco de nossa história

historia

Várias gerações frequentam a Sorveteria da Ribeira